sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Eleições para presidentes das Comissões Permanentes indicam que a Câmara continua como um puxadinho da Prefeitura

Foram instaladas hoje, 10/02, as comissões permanentes da Câmara Municipal e as consequentes eleições de seus presidentes.

Como sempre quase tudo seguiu o script, não fosse o fato de o vereador Camilo Cristófaro (PSB) ter denunciado a tentativa de intromissão do secretário municipal Julio Semeghini na eleição da Comissão de Política Urbana pedindo apoio ao vereador tucano Fabio Riva.  O vereador Eduardo Suplicy (PT) indicou, conforme acordo, o nome de Fábio Riva e em seguida o nome do vereador Souza Santos (PRB) foi indicado pelo vereador David Soares (DEM). Após alguns momentos de discussão, sem acordo, foi realizada a votação com a vitória de Souza Santos por quatro votos contra três. Quebrava-se ali o acordo de lideranças pelo nome de Fabio Riva. Alguns protestos pela quebra de acordo, o vereador Milton Leite (DEM) como presidente do partido e agindo como um verdadeiro "coronel" pediu a palavra, destituiu David Soares da liderança do partido, excluiu da Comissão, assumiu o cargo e pediu desculpas ao PSDB e demais partidos pela quebra de acordo e a vergonha que David Soares lhe causara. A decisão de Milton Leite teve o apoio incondicional do vereador Dalton Silvano, pelo visto não haverá clima para a continuidade do vereador David Soares no DEM.

As demais eleições ocorreram conforme acordado pelos líderes, na comissão de trânsito e transportes, houve uma tentativa de indicação do vereador Adilson Amadeu (PTB) o que foi prontamente recusado pelo mesmo em nome do acordo de lideranças e Senival Moura (PT) foi eleito.

O vereador Camilo Cristófaro, ao que parece não tem papas na língua, pela segunda vez se manifesta em favor da independência da Câmara, sendo um vereador da base de apoio, merece um acompanhamento mais de perto em suas atividades parlamentares. Acredito e conhecendo um pouco a história da Casa, que esta preocupação acabará na página dois.

A impressão que ficou após os trabalhos de instalações das comissões é de que a Câmara Municipal continua fazendo o papel de puxadinho da prefeitura e comandada por coronéis.

Composições das comissões estão atualizadas no site do Adote Um Vereador SP, na aba "Vereadores(as)" para consulta.

Foram eleitos os seguintes presidentes:

Administração Pública: Toninho Paiva - PR

Constituição e Justiça: Mário Covas Neto - PSDB

Educação, Cultura e Esportes: Cláudio Fonseca - PPS

Finanças e Orçamento: Jair Tatto - PT

Política Urbana: Souza Santos - PRB

Saúde e Promoção Social: Rute Costa - PSD

Trânsito e Transportes: Senival Moura - PT


Populares